Fundos de investimento como funciona?

Fundos de investimento são uma forma confiável e com perfil mais conservador para quem deseja colocar seu dinheiro para render.

Existem muitas opções para investir dinheiro, e sempre é bom conhecer opções que possibilitem a entrada com pouco capital, principalmente para quem está iniciando no mercado financeiro.

Quando falamos de colocar o dinheiro em um determinado local para ter rentabilidade, prudência e conhecimento são fundamentais para não correr riscos desnecessários.

O que é Fundos de Investimento

Como falamos acima fundos de investimento são aplicações financeiras, cuja principal peculiaridade é que são formados por vários investidores que se unem com o intuito de realizar investimentos no mercado financeiro.

Sua constituição não é jurídica e se assemelham muito à estrutura gerencial e organizacional de um condomínio, porém possuem um retorno pré-determinado esperado por todos os cotistas do fundo.

As receitas que são conseguidas são divididas entre os integrantes, bem como as despesas necessárias para gerir o empreendimento.

As pessoas designadas para cuidarem da administração cuidam dos aspectos legais e jurídicos, enquanto que o pessoal destinado a montar a estratégia de investimento fica responsável por montar uma carteira de ativos que proporcione o maior lucro com o menor risco.

De acordo com as características dos fundos de investimentos a carteira conterá diferentes formas de aplicação, contendo ativos com renda fixa, commodities, derivativos, ações, títulos públicos e outros.

O montante de dinheiro que é aplicado no fundo é convertido em cotas de investimento, que uma vez divididas entre os participantes fazem-nos ser proprietários das partes da carteira de investimento.

Essa divisão é feita de acordo com o montante que cada um investe, assim quem investe mais tem mais cotas e quem investe menos tem menor quantidade.

Todos os dias o valor da cota é atualizado e encontra-se o saldo de cada investidor multiplicando seu número de cotas pelo valor delas em cada dia.

O perfil dos gerenciadores dos fundos precisa ser de conhecimento profundo em investimentos, pois precisam sempre buscar novos investimentos que aumente os rendimentos dos cotistas de forma segura.

Leia ainda o nosso artigo: Comprar Casa nos EUA – Renda Fixa Garantida

fundos-investimento

Quais são os Tipos de Fundos de Investimento

Os fundos de investimento são classificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e também pela ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e são reconhecidos de acordo com a composição de suas carteiras.

Dessa forma temos:

Fundos de curto prazo – aplicam apenas em títulos públicos da federação com rendimentos pré-fixados ou com indexação á taxa SELIC. O prazo máximo de investimento é 375 dias e o prazo médio desses fundos deve ser inferior a 60 dias.

Fundos referenciados – Precisam identificar a referência do indicador de desempenho que precisa fazer parte na denominação do fundo. Devem atender algumas regras específicas quanto a patrimônio líquido e títulos que compõem a carteira.

Fundos de renda fixa – Precisam ter pelo menos 80% da carteira composta por ativos que se relacionem diretamente trabalhando com taxas de juros doméstica, ou com o índice da inflação.

Fundos de ações – Precisam ter pelo menos 80% da carteira composta por ativos que se relacionem diretamente trabalhando com variação de preços das ações que são admitidas à negociação do mercado.

Fundos cambiais – Pelo menos 80% da carteira deverá ser composta por ativos que se relacionem diretamente ou sintetizados via derivativos. Seu fator de risco baseia-se na variação dos preços das moedas estrangeiras, ou na variação do câmbio.

Fundos de dívida externa – Precisam aplicar, pelo menos 80% do patrimônio em títulos que representem a dívida ativa de responsabilidade da União, podendo aplicar os 20% restantes em títulos de crédito negociados com o mercado internacional.

Fundos multimercado – Aqui as políticas de investimento envolvem vários fatores de risco, e acabam não se concentrando em nenhum fator especial.

Fundos mistos – A aplicação do patrimônio é diversificada, e costuma manter percentagens mais fixas do capital alocadas em instrumentos do mercado monetário, incluindo ações e obrigações.

Fundos de fundos Aqui o capital é investido em unidades de cotas de outros fundos de investimento.

Dentro da categoria de cada fundo também existem regras para o investimento e tempo de resgate, onde os fundos com carência são aqueles que permitem resgate antecipado já antevendo a perda do rendimento.

Em fundos abertos os investidores podem investir e resgatar suas cotas a qualquer momento, deixando suas unidades de participação circulando variavelmente.

Em fundos fechados o número de cotas é fixo, e possuem um período específico para investimento, e o resgate é feito apenas em uma data definida antecipadamente.

Os fundos de curto prazo são os mais conservadores e para serem categorizados dessa maneira precisam ter o prazo médio da carteira inferior a 365 dias, se não possuir essa característica entram na categoria longo prazo.

fundo-investimento-imobiliario

O que são fundos de investimento imobiliário

Conhecidos como FII, são como o próprio nome diz, fundos que são criados a partir da especulação no mercado imobiliário.

Assim, o valor de aluguel de um shopping Center, por exemplo, pode caracterizar um fundo de investimento imobiliário para pequenos e médios investidores, com cotas definidas pelo montante de investimento de cada um.

As despesas de manutenção dos imóveis que participam do fundo são de responsabilidade do grupo que administra, e o lucro que resulta das operações é que caracteriza o capital que será dividido e adquirido em cotas pelos investidores.

A vantagem desse tipo de fundo é que é possível investir em vários fundos dessa natureza buscando uma maior rentabilidade, sem precisar se preocupar com investimento na melhoria e reparos dos imóveis.

A liquidez também é mais rápida já que é muito mais fácil vender cotas de um fundo do que um imóvel comercial de grande porte.

A contrapartida é que o investidor é dono apenas de sua participação em cotas, e em caso de dissolução do fundo, precisará buscar um novo local para investir seu dinheiro.

A maneira mais fácil para evitar esse percalço é investir na compra de imóveis para locação, ou revenda, um tipo de investimento de renda fixa que tem sido muito procurado ultimamente.

Montando uma carteira com imóveis de porte e padrão diferentes, conseguirá ter um patrimônio rendendo todos os meses com o pagamento dos aluguéis, o que significa conforto e segurança em longo prazo.

 

Opção de investimento seguro

Uma boa opção do mercado atual é investir dinheiro na compra de imóveis nos EUA, um país que possui muitos imóveis com preços bem razoáveis e que rendem bons valores de aluguel para seus proprietários.

Muito diferente do que se pensa, comprar um imóvel nos EUA não é um bicho de 7 cabeças, e algumas empresas já estão operando com muito sucesso dentro desse mercado de investimento há alguns anos.

Essas empresas têm expertise nesse nicho de mercado, e possuem a estrutura necessária para realizar essa operação com transparência e tranquilidade para o investidor.

Possuem:

  • Assessoria Administrativa;
  • Assessoria Jurídica;
  • Assesoria Contábil;
  • Equipes de Arquitetura e Engenharia;
  • Equipes de Construção e Reforma.

Os profissionais indicam os imóveis com maior chance de rentabilidade e fazem toda intermediação, desde a prospecção e reforma do imóvel até a locação do mesmo, antes de efetivar a compra do imóvel pelo investidor brasileiro.

Essa é apenas uma das possíveis operações que pode ser realizada através da Inter America Invest.

Leia ainda o nosso artigo: Comprar Casa nos EUA – Renda Fixa Garantida

Não existe complicações para esse tipo de investimento, apenas devemos seguir os caminhos certos para a realização. Estar com a empresa certa para esse investimento faz toda a diferença.

Caso você tenha interesse em conhecer como funciona o mercado imobiliário nos EUA, teremos imenso prazer em lhe atender e apresentar algum dos nossos modelos de negócios.

Se gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais e com amigos, pois somos partidários a difundir conteúdos relevantes sobre o mercado de investimentos para brasileiros.

Clique no botão de contato abaixo que o nosso consultor irá lhe fornecer maiores detalhes.

entre-contato

Deixe um comentário